Contador de visitas

quinta-feira, 28 de abril de 2016

'Lisonjeado', diz Cauã Reymond sobre aumento de nomes parecidos

'Lisonjeado', diz Cauã Reymond sobre aumento de nomes parecidos

Do G1, em São Paulo
Sucesso do ator Cauã Reymond teria ajudado a popularizar o nome no país. Segundo o IBGE, nome Cauã cresceu 3.924%, provavelmente influenciado pelo ator famoso (Foto: Divulgação/TV Globo)

Sucesso do ator Cauã Reymond teria ajudado a popularizar o nome no país. Segundo o IBGE, nome Cauã cresceu 3.924%, provavelmente influenciado pelo ator famoso (Foto: Divulgação/TV Globo)
O ator Cauã Reymond ficou surpreso ao descobrir que a quantidade de crianças registradas com seu nome cresceu 3.924% nos anos 2000, segundo levantamento feito pelo IBGE a partir do Censo Demográfico 2010. Foi o nome de celebridade que teve o maior crescimento no período, de acordo com o instituto, provavelmente influenciado pelo sucesso do ator.

"Fico super lisonjeado e surpreso de ver que meu trabalho de alguma forma pode ter influenciado essas escolhas", afirmou o ator.

As variantes como Kauã, Kauam, Cauam e Kauan também estão entre os nomes que mais cresceram no período – no total, foram quase 150 mil registros do nome e variações nos anos 2000.

Reymond se lembra da infância, quando o nome era bem menos comum. "Sempre tive que repetir o meu nome várias vezes e ainda tenho. A chamada da escola era um momento delicado", ri o ator. "Por ser diferente, o nome chamava muita atenção."

O ator conta que o seu nome tem um significado em tupi-guarani. "Cauã é uma mistura de outros dois nomes que meus pais gostavam e quando eu era criança descobrimos que significa ave de rapina em tupi-guarani. É bacana, pois de alguma forma me sinto homenageando a nossa língua materna", explica.
Mais de 130 mil nomes diferentes
O levantamento inédito, divulgado nesta quarta-feira (27), aponta ainda que Maria e José seguem os nomes mais comuns. O Brasil tem pelo menos 11,7 milhões de “Maria” e 5,7 milhões de “José”. Segundo o IBGE, foram registrados 130.348 nomes diferentes na população brasileira.
Clique aqui e veja a frequência dos nomes por região, e aqui para ver a lista completa.

Ídolos do futebol
O sobrenome de um ídolo do futebol argentino disparou também disparou nos anos 2000. Segundo o IBGE, Riquelme – último nome de Juan Román Riquelme – foi o 2º nome masculino com o maior crescimento nos anos 2000, com alta de 6.894% em relação a 1990. Só perde para Rikelme, que subiu 10.057%. Já Ronaldo e Romário despencaram nos anos 2000 – quedas de 67% e 91%, respectivamente.

O projeto Nomes no Brasil tem por base as listas de moradores dos domicílios em 31 de julho de 2010, data de referência do Censo 2010. O IBGE registrou o primeiro nome e o último sobrenome de todos os moradores do domicílio. Quando havia mais de um morador com primeiro e último nomes iguais eram registrados os outros nomes que permitissem distingui-los.

O levantamento também aponta os nomes mais frequentes até 1929 e por década de nascimento a partir de 1930, possibilitando identificar nomes que entraram e saíram de moda e aqueles que aparecem de maneira mais constante.

Nenhum comentário: