Contador de visitas

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Raimundo Lira vai presidir comissão do impeachment

  •  
  • O senador Raimundo Lira (PMDB-PB), único candidato, foi aclamado para presidir comissão no Senado

Senado elege hoje presidente e relator da comissão do impeachment
Senado elege hoje presidente e relator da comissão do impeachment (Foto: Reprodução )
BRASÍLIA - Sem outros nomes indicados para o cargo, a indicação de Raimundo Lira (PMDB-PB) foi aprovada por aclamação hoje, na comissão especial do impeachment no Senado. Lira apresentou previsão de calendário que deve ser adotado pela comissão.
Por votação simbólica, foram confirmados ontem os nomes dos 21 senadores titulares e os suplentes, indicados pelas bancadas partidárias na semana passada. Como senador mais velho da comissão, Lira dará início aos trabalhos, mas depois terá que passar para o segundo mais idoso, enquanto é feita a eleição para o cargo de presidente. Apesar das reclamações de parlamentares aliados da presidenta Dilma Rousseff, Raimundo Lira confirmou que Anastasia deverá ser o relator, mas admitiu que aliados ao governo poderão apresentar outro nome e que a decisão será do plenário do colegiado.
O futuro presidente da comissão especial adiantou que ainda nesta semana os advogados que apresentaram o pedido de impeachment de Dilma – Hélio Bicudo, Janaína Paschoal e Miguel Reale Júnior – serão ouvidos pelos senadores. No dia seguinte, será a vez do ministro da Advocacia-Geral da União, José Eduardo Cardozo, fazer a defesa da presidenta.
A expectativa é de que o relatório sobre a admissibilidade do processo no Senado seja apresentado na comissão no dia 8 de maio. Depois disso, haverá prazo de 24 horas para vista dos senadores, ou seja: um tempo a mais para que eles possam analisar com calma o relatório, antes da votação no dia 9 de maio. Votado na comissão, após 48 horas, no dia 12 de maio, independentemente do resultado, ele segue para análise do plenário da Casa. Nos dois casos, a votação será feita por maioria simples. Se for aprovada em plenário, a admissibilidade do processo, Dilma é imediatamente afastada do cargo por 180 dias.

Nenhum comentário: