Contador de visitas

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Tribunal Superior Eleitoral confirma Gilmar Mendes como novo presidente

Ministro do Supremo tomará posse no cargo no próximo dia 12 de maio.
Luiz Fux exercerá cargo de vice-presidente pelos próximos dois anos.

Renan RamalhoDo G1, em Brasília
Convidado pelo curso de Direito da Unifor, Gilmar Mendes ministrará a palestra “Perspectivas atuais da Justiça” (Foto: Nelson Jr./Assessoria STF)

Gilmar Mendes assumirá presidência do TSE em maio (Foto: Nelson Jr./Assessoria STF)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou nesta quinta-feira (7) a escolha do ministro Gilmar Mendes como novo presidente da Corte. Ele assumirá o cargo no dia 12 de maio e encerra o mandato em fevereiro de 2018, quando deixa o tribunal. Nesse período, o vice-presidente será Luiz Fux, também ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
A escolha foi referendada numa eleição formal realizada entre os próprios 7 ministros do TSE: Gilmar Mendes recebeu 6 votos e Luiz Fux, 1 voto.

No comando da Corte, Gilmar Mendes estará à frente da organização das eleições municipais deste ano e também herda iniciativa do atual presidente, Dias Toffoli, de dar andamento a um recadastramento dos eleitores por biometria.
Um dos objetivos é estabelecer, por meio da Justiça Eleitoral, uma identificação única para os brasileiros, que agregue os demais documentos.
Na sessão desta quinta, Dias Toffoli elogiou o sucessor, enaltecendo suas realizações à frente de órgãos que já comandou, como a Advocacia Geral da União (AGU), o próprio TSE, o STF e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“Vossa excelência é um exímio gestor. Em todos os cargos vossa excelência inovou, aprimorou, despersonalizando muitas vezes situações de uma cultura do personalismo. Sempre foi vocacionado a institucionalizar práticas”, afirmou.
Em discurso, Gilmar Mendes agradeceu e também elogiou a gestão de Toffoli e saudou Fux.
“Nesse momento me sinto tranquilo, não só pela solidariedade de todos os colegas, mas também pela vice-presidência do ministro Luiz Fux, com sua capacidade de integração e de criar ambiente harmonioso. Isso é fundamental num momento que estamos vivendo de tensões exacerbadas”, disse.
Na mesma sessão, se apresentou à Corte o novo vice-procurador-geral eleitoral, Nicolao Dino, escolhido na segunda (4) pela Procuradoria-Geral da República para representar o Ministério Público junto ao TSE.

Nenhum comentário: