Contador de visitas

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Leia Seca: mais de 900 veículos recolhidos de janeiro a abril

 

Foram registrada 390 infrações por alcoolemia.
Leia Seca: mais de 900 veículos recolhidos de janeiro a abril
SÃO LUÍS - O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) divulgou, nesta sexta-feira (12), dados referentes às operações Lei Seca efetuadas de janeiro a abril deste ano no Estado. No campo das infrações, o porte de documentação irregular foi campeão. Foram apreendidos 2.576 documentos em situação irregular, sendo 1.634 deles CNH e 942 CRLV. Entre veículos recolhidos, o total foi 932, sendo 598 motos e 334 carros.
Infração mais cometida foi o porte de documentação irregular. Foto: Divulgação.
O levantamento registrou 8.426 testes de bafômetro realizados, resultando em 390 infrações por alcoolemia, que é quando o bafômetro detecta a presença de álcool entre 0,05 a 0,33 mg/l (miligramas por litro). Os testes ainda ocasionaram a prisão de 44 condutores pegos cometendo crime de alcoolemia, que é quando o bafômetro detecta a presença de álcool em valor acima de 0,34 mg/l.
Ainda de acordo com o levantamento, 84,3% dos condutores abordados nas blitzenaceitam fazer o teste do bafômetro. Outro dado importante refere-se ao perfil do motorista em situação irregular. Embora 59,1% dos veículos abordados sejam carros de passeio, 64,2% dos veículos apreendidos são motocicletas.
No interior do Maranhão, 90% dos motoristas se submetem ao teste do bafômetro. Na capital, esse índice é mais baixo, com 81,8% dos condutores aceitando passar pelo teste de alcoolemia. Mas é no interior que se encontra o maior número de motos irregulares, representando 86,4% dos veículos apreendidos. Em São Luís, 70% dos veículos removidos em blitz são carros e 30% motos.
De março a abril, houve um crescimento de 30% das operações em todo o Estado. Há, também, um esforço para fiscalizar o trânsito do interior com igual regularidade efetuada na capital. Das 71 operações realizadas nos primeiros quatro meses de 2016 no Maranhão, 39 delas foram conduzidas em São Luís, e 32 em municípios do interior. Sendo o fim de semana o período mais fiscalizado para impedir a circulação de motoristas alcoolizados, a média de operações no Estado é de nove blitzen efetuadas por mês.
Número divulgados pelo Detran-MA. Foto: Divulgação.

Nenhum comentário: