Contador de visitas

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Técnicos de enfermagem fazem protesto

Funcionários de instituições geridas pelo Instituto Acqua denunciam descumprimento de convenção

Profissionais foram à Secretaria da Saúde para fazer seu protesto
Profissionais foram à Secretaria da Saúde para fazer seu protesto (Foto: Biné Morais / O ESTADO)
Técnicos de enfermagem fizeram um protesto na manhã de ontem em frente à Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA), em São Luís, contra o descumprimento de convenção coletiva de trabalho de 2015/2016. Com faixas e camisas personalizadas, os profissionais reivindicaram o cumprimento de vários pontos da convenção coletiva por parte do Instituto Acqua.

Segundo Rosana Araújo Pestana, secretária geral do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem e Trabalhadores em Estabelecimen­tos de Saúde do Estado do Maranhão (SindSaúde-MA), o Instituto Acqua é responsável pela gestão dos hospitais Complexo Hospitalar Materno-Infantil Juvêncio Matos, Maternidade Marly Sarney, Maternidade Nossa Senhora da Penha e Maternidade Benedito Leite.

Nessas instituições, os técnicos de enfermagem estão tendo perdas salariais por causa do descumprimento de convenção coletiva vigente. De acordo com o sindicato, não estão sendo pagas as diferenças salariais da convenção de 2015/2016, assim como o piso e as diferenças da convenção 2016/2017.

Além disso, os profissionais também estão enfrentando o pagamen­to das férias fora do prazo e o não pagamento do adicional noturno como estabelecido. “A convenção diz que o pagamento deve ser de 30% e eles só estão pagando 20% do adicional e nas férias não estão cumprindo com o pagamento”, destacou a secretária geral.

O protesto foi pacífico e uma comitiva foi recebida pelo secretário para discutir o assunto e garantir uma solução aos problemas.

Em nota, o Instituto Acqua informou, por meio da assessoria de imprensa, que, em reunião realizada na manhã de ontem, com representan­tes do SindSaúde e da Secretaria de Estado da Saúde, ficou definido o reajuste do piso salarial dos técnicos de enfermagem de R$ 900,00 para R$ 1.045, conforme convenção 2016/2017. Cabe ressaltar que o acor­do é resultado de tratativas que já vinham sido realizadas entre o Instituto com as duas entidades. Quanto à convenção 2015/2016, cabe esclarecer que o piso salarial pago até este momento segue o que foi definido nesta convenção. E, por fim, o Instituto Acqua informou que não há pagamento de férias fora de prazo.

Nenhum comentário: