Contador de visitas

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Confira imagens da maré de sizígia em áreas de São Luís

Hoje, a preamar será registrada às 9h11, com 6,4m, e 21h24, com 6,2m; já a baixa-mar ocorrerá às 3h09 e 15h24, com 0,3m e 0,0m

Ondas da maré de sizigia atingem área da Ponta dAreia
Ondas da maré de sizigia atingem área da Ponta d'Areia (Foto: Biaman Prado / O ESTADO)
Chegou o período em que áreas de São Luís sofrem com as marés de sizígia, que são as mais acentuadas devido à atração gravitacional que Sol e Lua exercem sobre a Terra. Ontem pela manhã, trecho da Ponta d’Areia foi novamente castigado pelo mar agitado e ondas gigantes, que avançaram pelo calçadão.
Na região do Aterro do Bacanga, a água subiu e deixou muito lixo espalhado nas proximidades do Mercado do Peixe. Segundo relatos de quem trabalha no local, os efeitos da maré de sizígia já são esperados na região.
Nesta terça-feira, 20, fique atento: a preamar será registrada às 9h11, com 6,4m; e 21h24, com 6,2m. Já a baixa-mar ocorrerá às3h09 e 15h24, com 0,3m e 0,0m.
O fenômeno da maré de sizígia começou na sexta-feira, 16, na orla de São Luís. Na Ponta d’Areia, frequentadores puderam observar o fenômeno, conhecido por sua beleza e, ao mesmo tempo, por seus danos à estrutura da beira-mar. As primeiras ondas fortes começaram a ser vistas, pouco depois das 6h da sexta-feira, quando a maré atingiu a amplitude de 6,1 metros.

Maré de Sizígia
Maré de grande amplitude - com preamares mais altas e baixa-mares mais baixas -, típica da lua cheia e da lua nova, quando o sol e a lua estão do mesmo lado em relação a Terra, ou diametralmente opostos, e têm somados seus efeitos de atração.









Nenhum comentário: