Contador de visitas

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Em reportagem, BBC Brasil destaca o caos em Pedrinhas e exibe fotos de superlotação


  •  
Veículo exibe fotos recentes do presídio, que mostram celas lotadas e outros problemas do Complexo



Foto recente mostra presos amontoados em cela de Pedrinhas
Foto recente mostra presos amontoados em cela de Pedrinhas (Foto: Reprodução/BBC Brasil)

A BBC Brasil veiculou hoje uma reportagem, assinada por João Fellet, que mostra as condições precárias em que está o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Celas superlotadas, detentos dormindo no concreto e outras violações são registradas por meio de fotos recentes exibidas com exclusividade pelo veículo, cujo autor pediu anonimato.
Segundo a reportagem, as cenas expõem a precariedade em partes da penitenciária de Pedrinhas, em meio a uma nova onda de violência no Maranhão. "A BBC Brasil mostrou as fotos a duas organizações que acompanham a situação no presídio – a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos e a Conectas –, que visitaram os mesmos locais no fim de setembro e disseram ter presenciado condições semelhantes", afirma a reportagem.
Ainda de acordo com o texto, a ONG Conectas teve acesso ao material e afirmou que estuda apresentar uma denúncia formal contra o Brasil na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, na Costa Rica. "Submeter detentos a essas condições equivale a submetê-los à tortura", diz o advogado Rafael Custódio, da Conectas, na reportagem.
As fotos também foram mostradas para a Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos, que atribuiu a redução do número de mortes ao critério adotado pelo Governo do Estado de separar os detentos de acordo com suas facções criminosas. "O governo sucumbiu à lógica das facções", diz Diogo Cabral, da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos.

Nenhum comentário: