Contador de visitas

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Mais de 8 mil aguardam decisão da Justiça Eleitoral para assumir cargos

Em Pernambuco, 17 cidades esperam para saber quem vai ser o prefeito.
São 8.033 candidatos em todo o país com a situação indefinida.

Mais de 8 mil candidatos que disputaram as eleições em outubro aguardam ainda a decisão da Justiça Eleitoral para saber se poderão ou não assumir o cargo. Em Pernambuco, 17 cidades esperam para saber quem afinal vai ser o prefeito.
É o assunto da cidade. Em Ipojuca, a 60 km do Recife, os eleitores ainda não sabem quem vai assumir a Prefeitura, porque o candidato mais votado, Romero Sales, do PTB, teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral.
Dezessete cidades pernambucanas ainda não têm prefeito definido para assumir o cargo no dia primeiro de janeiro. É que os eleitos ou têm problemas com a lei da ficha limpa ou falhas na documentação apresentada na hora de registrar a candidatura.

Mesmo nos municípios onde a situação já foi julgada pelo TRE, ainda não há definição. Nesses casos avaliados até agora pela Justiça Eleitoral, os desembargadores pernambucanos entenderam que os candidatos mais votados podem assumir os cargos em 2017. Mas, como cabe recurso, os adversários recorreram, e agora resta esperar a decisão do TSE em Brasília.

“Tanto o TRE de Pernambuco como o TSE vão julgar todos os processos antes de 19 de dezembro”, disse o chefe da Corregedoria do TRE-PE, Orson Lemos.

E haja processo. Em todo o país são 8.033 candidatos com a situação indefinida. A maioria dos casos está em fase de recurso. Cento e cinquenta e nove ainda aguardam o primeiro julgamento.
Se a Justiça definir que os eleitores vão ter que voltar às urnas, a nova votação será só em 2017. E quem vai comandar as cidades sem prefeito?

“Os vereadores, todos eles foram eleitos. Esses vereadores elegerão o presidente. Então, o presidente da Câmara, enquanto não for definido a eleição, ele obviamente assumirá a Prefeitura”, afirma o presidente do TRE-PE, Antônio Carlos Alves.


Nenhum comentário: