Contador de visitas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

São Luís já notificou 41 casos de dengue e chikungunya este ano


  • Em todo o estado, até o dia 25 de janeiro foram notificados 264 casos dessas doenças e apenas um de zika, em Zé Doca; no passado, o crescimento no total de casos de dengue em São Luís foi de 134,4%

Na Praça Gonçalves Dias, uma floreira com água de chuva pode ser um criadouro do mosquito Aedes aegypti

Na Praça Gonçalves Dias, uma floreira com água de chuva pode ser um criadouro do mosquito Aedes aegypti (Foto: Flora Dolores / O ESTADO)
SÃO LUÍS - Até o dia 25 de janeiro haviam sido notificados 265 ca­sos de dengue, febre chikungunya e zika vírus, em 27 cidades do Maranhão, incluindo São Luís, onde já foram notificados 41 casos de dengue e febre chikungunya. Os dados são da Secre­taria de Estado da Saúde (SES). Para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das três doenças, as ações de combate estão sendo reforçadas, mas muitos logradouros públicos ainda ameaçam o trabalho feito de casa em casa.

Somente em São Luís, já fo­ram notificados 23 casos de dengue e 18 de chikungunya nos primeiros 25 dias de 2017. Dados apresentados pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças da SES quando do lançamento da campanha nacional “Sexta sem mosquito. Toda sexta é dia do mutirão nacional de combate”, em dezembro de 2016.

No ano passado, o crescimen­to no total de casos de dengue em São Luís foi de 134,4%. Entretanto, a cidade está classificada como satisfatória segundo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que serve de base para medir o índice de infestação, que é a presença de larvas do mosquito Aedes aegypti nas moradias.

Segundo o Ministério da Saú­de (MS), este valor não pode ser superior a 1%, ou seja, de cada 100 moradias, apenas uma pode estar infestada. No Maranhão, 54 municípios são prioritários para o combate ao mosquito e São Luís aparece na 36ª posição com índice de insatisfação 0,9. Na capital, o distrito Tirirical reú­ne bairros populosos como Cidade Operária, Cidade Olímpica e outros da região.

Combate ao Aedes
Em todo o Maranhão, foram notificados 24.456 casos de dengue, 14.250 de chikungunya e 4.791 de zika vírus em 2016. Por isso, desde o início do ano a SES realiza ações para prevenir a proliferação do Aedes por meio de visitas domiciliares, carros de nebulização espacial (fumacê), monitoramento das ações desenvolvidas pelos municípios, além de capacitações dos profissionais de saúde e orientação à população.

Em janeiro, as cidades de Paço do Lumiar, Rosário e Barra do Corda ganharam reforço nas ações em campo. Agentes de controle de endemias do Estado e dos municípios foram mobilizados para realização de visitas domiciliares, aplicação de larvicida e orientação quanto ao pa­pel da população para conter a proliferação do Aedes.
Em Barra do Corda, também foi realizado o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), busca ativa de pacientes com suspeitas de dengue, chikungunya e zika vírus, além da coleta de material biológico para realização de sorologia para dengue e chikungunya em pacientes sintomáticos. Nesta semana, equipes da Vigilância Epidemiológica da SES realizam nebulização espacial com veículos UBV (carro fumacê), que elimina o mosquito adulto.
Como parte das ações de enfrentamento ao mosquito, além das de campo, a SES capacitou mais de 200 profissionais da área de vigilância epidemiológica, saúde e agentes comunitários dos municípios de Arame, Fernando Falcão, Grajaú, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieira e Barra do Corda para detecção e tratamento de pacientes acometidos por doenças provocadas pelos Aedes.
A secretaria realiza também o treinamento de profissionais de saúde dos municípios para mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes aegypti, por meio do LIRAa. O dado permite o melhor planejamento e direcionamento das ações de combate, pois identifica os criadouros e a situação de infestação nos municípios.
O Estado procurou a Prefeitura de São Luís para saber que ações estão sendo executadas para combater a proliferação do mosquito na capital, mas até o fechamento desta edição não houve retorno por parte do Município.
Enquanto isso, em São Luís logradouros públicos funcionam como fontes “invisíveis” de proliferação do mosquito. Na Praça Gonçalves Dias, Centro, as floreiras que deveriam embelezar o local estão vazias, tornando-se o berçário ideal para a proliferação do Aedes aegypti. Na Avenida Ferreira Gullar, na Ilhinha, uma la­goa formou-se em meio aos entulhos jogados no local. Sem limpeza, o ponto é outro que pode ser tornar criadouro.
Cidades onde foram notificados casos de dengue
Açailândia - 2
Água Doce do Maranhão - 1
Alto Paranaíba - 1
Barra do Corda - 116
Bela Vista do Maranhão - 1
Benedito Leite - 1
Campestre do Maranhão - 3
Fortaleza dos Nogueiras - 1
Governador Edison Lobão - 3
Grajaú - 1
Imperatriz - 6
Itinga do Maranhão - 1
Nina Rodrigues - 1
Santa Inês - 1
São Félix de Balsas - 2
São Luís - 23
Sítio Novo - 1
Tasso Fragoso - 3
Timon - 1
Cidades onde foram notificados casos de febre chikungunya
Anapurus - 7
Balsas - 1
Barra do Corda - 17
Brejo - 1
Caxias - 1
Imperatriz - 12
Porto Franco - 2
Rosário - 33
Santa Inês - 1
São Luís - 18
Senador La Rocque - 2
Cidade onde foi notificado caso de zika vírus
Zé Doca - 1


Nenhum comentário: