Contador de visitas

sábado, 24 de junho de 2017

Audiência para discutir reajuste de energia será no dia 6

o Estado
REAJUSTE DE ENERGIA

Informação de data e horário consta no site da Agência, mas não com a devida publicização como espera a sociedade

Primeira audiência pública, que aconteceria dia 15 deste mês, foi suspensa por decisão da Justiça
Primeira audiência pública, que aconteceria dia 15 deste mês, foi suspensa por decisão da Justiça (Foto: Divulgação)
SÃO LUÍS - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) remarcou para o dia 6 de julho a audiência presencial para discutir o reajuste tarifário da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), proposto em 19,05% na conta dos consumidores residenciais e 17,82% para as indústrias. A sessão terá início às 14h, na Universidade Dom Bosco (UNDB), no Renascença II.
No dia 14 deste mês, na véspera da primeira audiência marcada, a Justiça deferiu uma ação popular impetrada pelo advogado Pedro Leonel Pinto de Carvalho e determinou a suspensão da sessão. Na ação, o advogado alegou que audiência pública é um instrumento de apoio ao processo decisório da Aneel de ampla consulta à sociedade, que precede a expedição de atos administrativos ou anteprojeto de lei. E que, portanto, deve ser marcada com antecedência mínima de 10 dias e amplamente divulgada para que haja uma participação efetiva da sociedade no debate.
De acordo com a Aneel, o aviso da audiência pública do dia 6 de julho foi publicado no Diário Oficial da União e divulgado em seu portal na internet e nas mídias sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn e SMS), que, segundo a autarquia, resultam em milhares de interações. Além disso, “spots” de rádio promovem localmente a realização da reunião presencial com o objetivo de estimular a participação pública.
Em seu portal na internet, a Agência disponibiliza informações e documentos relativos às audiências públicas, acessíveis em: http://www. aneel.gov.br/audiencias-publicas. As movimentações tarifárias e explicações sobre as relações de consumo são encontradas no endereço http://www.aneel.gov.br/espaco-do-consumidor.
Reajuste
O reajuste preliminar proposto pela Aneel é considerado elevado pelos consumidores maranhenses. Para o Sindicato dos Urbanitários do Maranhão, o atual momento econômico, de crise, não comporta aumento de tarifa, ainda mais nesse patamar proposto pela Aneel.
“Embora a revisão esteja prevista e possua metodologia técnica de cálculo, não deixa de ser injusta e inoportuna. Onera a sociedade maranhense com um índice muito acima da inflação, num momento de crise, ampliando os já elevados lucros da Cemar”, diz o sindicato.
Além de se obter subsídios para o aprimoramento da Quarta Revisão Tarifária Periódica da Cemar, a vigorar a partir de 28 de agosto deste ano, a reunião também visa definir os correspondentes limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), para o período de 2018 a 2021.
Reajuste entra em vigor em agosto
Os valores submetidos à Audiência Pública pela Aneel consistem na proposta preliminar de ajuste de 19,05% na conta dos consumidores residenciais (B1) da Cemar. Para as indústrias, o índice preliminar é de 17,82%. Os índices definitivos serão conhecidos em agosto, quando o assunto será deliberado pela Diretoria da Agência em Reunião Pública Ordinária. A revisão tarifária da Cemar entrará em vigor em 28 de agosto.

Nenhum comentário: