Contador de visitas

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Gleisi Hoffmann diz que prioridade do PT é candidatura de Lula e nega convite a Flávio Dino

Em São Luís para evento com mulheres do PT e para inauguração de sede municipal do partidos, senadora avalia também racha no comando estadual da sigla
Ao lado de petistas do Maranhão, Gleisi Hoffmann cumpriu agenda em São Luís
Ao lado de petistas do Maranhão, Gleisi Hoffmann cumpriu agenda em São Luís (Foto: Divulgação)
SÃO LUÍS - A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), senadora Gleisi Hoffmann, declarou no sábado, 22, durante passagem por São Luís, que a prioridade da legenda no momento é garantir as condições para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa ser candidato à Presidência da República mais uma vez, em 2018.
O petista foi condenado no início do mês, pelo juiz Sérgio Moro, a mais de 9 anos de prisão, no caso do tríplex do Guarujá e, se essa decisão for confirmada em 2ª instância – por órgão colegiado – ele fica inelegível, com base na Lei da Ficha Limpa.
Gleisi Hoffmann esteve na capital maranhense para participar do “Encontro de Mulheres do PT” e da inauguração da nova sede do Diretório Municipal da sigla. Durante entrevista coletiva, ela falou sobre os planos para as eleições do ano que vem.
“Nós não estamos discutindo a formação de chapa presidencial, até porque nosso objetivo, primeiro, é garantir que o presidente Lula possa disputar as eleições. Esse é o nosso grande desafio, a nossa grande luta”, destacou.
Vice – Na coletiva, a dirigente petista encerrou de vez os boatos sobre um suposto convite ao governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), para que ele concorresse ao cargo de vice-presidente, numa composição com Lula.
A informação foi inicialmente veiculada pela coluna Radar Online, de Veja, e citava textualmente o nome de Hoffmann como uma das pessoas que teriam sondado Dino – a outra teria sido, ainda segundo a publicação, ex-governador Jaques Wagner.
“Não tive essa conversa com o governador Fláivo Dino a respeito de ser vice de chapa do Lula”, disse a senadora.
A informação já havia sido desmentida, também, por um dirigente petista, de acordo com o que publicou na semana passada o jornalista Cláudio Humberto, na coluna eletrônica Diário do Poder
A senadora também acrescentou que, embora não condicione o apoio à gestão Dino a isso, o PT deve lutar para ter vaga na chapa dele à reeleição para o Governo do Estado.
“Como partido político, sempre nos cabe reivindicar espaço. Nós não discutimos ainda nomes para compor chapa. Vamos discutir entre nós e com nossos companheiros do PCdoB”, completou.
Senadora minimiza racha na direção estadual
O desembarque da senadora Gleisi Hoffmann em São Luís coincidiu com o estouro de uma nova crise da Direção Estadual do PT.
Um dia antes da chegada da presidente nacional da legenda à capital maranhense, membros da corrente “Por um Maranhão mais Justo para Todos e para Lula”, liderada pelo deputado estadual Zé Inácio, decidiram unanimemente se retirar de uma reunião que marcaria a escolha dos nomes da Comissão Executiva Estadual do PT.
Embora sejam a corrente majoritária na sigla, eles reclamam de isolamento promovido pelo grupo do atual presidente do PT no Maranhão, Augusto Lobato, que vetou todas as reivindicações de postos na Executiva feita pela chapa de Inácio.
Ao ser questionada sobre o caso, Hoffmann preferiu minimizar a crise e focar no fato de que, mesmo com divergências, o partido está unido quando ao apoio ao Governo do Estado.
“É importante constatar que temos uma unidade política no estado. Todas as correntes têm a mesma visão de onde partido tem que estar no estado. As outras questões de natureza interna é coisa que a gente sempre conversou e temos condição de seguir em frente. Aliás, é uma das características do PT, em todo Brasil, nem sempre ter consenso. Não temos caciques que mandam no PT. Temos uma militância que discute ideias”, afirmou.

Nenhum comentário: