Contador de visitas

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Faltando 1 ano para o pleito, Lula lidera todos os cenários de 2018

Lula
Ex-presidente vence, inclusive, em hipótese de segundo turno
Lula segue liderando, mesmo apó ter sido condenado por Sérgio Moro

Lula segue liderando, mesmo apó ter sido condenado por Sérgio Moro (Foto: Ag. Brasil)
SÃO PAULO - Faltando um ano para a eleição de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança da corrida presidencial, com vantagem significativa sobre os principais adversários, aponta nova pesquisa do Datafolha, divulgada pelo portal da Folha de S. Paulo sábado, 30). De acordo com o levantamento, Lula tem pelo menos 35% das intenções de voto nos cenários testados.
O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) empatam no segundo lugar. Ele oscila entre 16% e 17% e ela entre 13% e 14% nos cenários que consideram a disputa com o ex-presidente petista.
Geraldo Alckmin e João Doria, do PSDB, registraram resultado equivalente na disputa com Lula, Bolsonaro e Marina. O governador de São Paulo e o prefeito da capital alcançaram apenas 8% das intenções de voto.
Na avaliação do jornal Correio Braziliense, as chances de Lula não ser candidato são cada vez maiores. “A disputa pelo Palácio do Planalto é uma das mais embaralhadas. Condenado pelo juiz Sérgio Moro, réu em mais cinco processos e denunciado em outros três, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o líder nas pesquisas de intenção de voto. Porém, até entre os aliados mais fiéis, a esperança de que Lula não seja condenado em segunda instância está cada vez mais distante. E a chance de o ex-presidente emplacar o nome de um sucessor, como o do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, é muito baixa”, comenta o jornal da capital, em sua edição de domingo.
O mesmo jornal aponta que o PSDB deve apostar no prefeito de São Paulo, João Doria Júnior, e não no governador Geraldo Alckmin. O Correio lembra que Doria tem praticamente o mesmo percentual de Alckmin, na casa dos 8% de intenções de voto, mas tem o apoio preferencial do DEM, que trabalha internamente o nome do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ).
A pesquisa foi feita na quarta-feira, 27, e na quinta, 28, com 2.772 entrevistas em 194 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Nos cenários para eventual segundo turno, Lula aparece, pela primeira vez, vencendo todos os concorrentes. O Instituto Data Folha fez, inclusive, uma simulação hipotética de disputa entre o petista e seu algoz, o juiz federal Sérgio Moro Nesse caso, há empate técnico. Na pesquisa anterior, de junho, Lula também saía na liderança, mas empatava também com Marina, além de Sérgio Moro.
Mais
Lula é o candidato daqueles que o identificam como sofrido e perseguido. Se há uma aprovação de 46%, pode-se dizer que esta é a população igual a que assiste a seu dia a dia com sofreguidão. Logo após o afastamento da presidente Dilma Rousseff, em 2016, as pesquisas indicavam rejeições maiores sobre Lula, com 22% das intenções de voto. O que se pode concluir é que a rejeição de Lula diminuiu, mesmo após mais de dez anos da mídia "mais lida e vista do Brasil” fazer ataques diários, falando e valorizando o Mensalão, seguidamente a Lava Jato, Zelotes, e suas ramificações.

Nenhum comentário: