Contador de visitas

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Estudantes se preparam para segundo dia de provas do Enem

Preparativos
  •  
Ritmo de aulas é intenso nos cursinhos pré-vestibular; neste domingo serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com quatro horas e meia de duração
Estudantes se concentram na aula em cursinho, para fazer provas do Enem
Estudantes se concentram na aula em cursinho, para fazer provas do Enem (Foto: Paulo Soares / O Estado)
O ritmo de estudos e preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos cursinhos de São Luís tem sido intenso. São várias as técnicas usadas pelos candidatos para se saírem bem no exame. Neste domingo, 12, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Ao contrário do domingo anterior, 5, quando as provas tiveram duração de cinco horas e meia, estas deverão ser respondidas em até quatro horas e meia.

O Estado visitou um curso Pré-Vestibular de São Luís, para saber dos estudantes que estão se preparando para o Enem quais as técnicas utilizadas para superar, sobretudo, as provas das disciplinas que eles têm maior dificuldade.
Eles fizeram, ainda, considerações sobre o primeiro dia de provas, ocorrido no domingo, 5. Muitos comentaram principalmente sobre o tema de redação, que surpreendeu até professores.

Fernanda Sousa, de 19 anos, fará o Enem pela segunda vez e disse que está ansiosa para as provas. “Nas primeiras provas, como fui surpreendida pelo tema de redação, perdi muito tempo para ler a prova depois. Agora, estou confiante por estar me preparando no cursinho. Está sendo providencial”, disse.

Mirella Freitas, de 19 anos, comentou sobre como tenta adaptar o horário de estudo com o trabalho. “Eu tenho que trabalhar e isso também tem tomado meu tempo. Por isso, tento equilibrar bastante ele [o tempo] e estudo durante a madrugada, porque por mais que eu tenha de acordar cedo no dia seguinte, é o momento que tenho maior concentração”, frisou.

Já Karoliny Lima, de 19 anos que pretende cursar Odontologia, disse que tem maior dificuldade na área de Exatas e têm focado nisso. “Eu estudo pela manhã no cursinho e à tarde em casa, para superar essa dificuldade nas Exatas. Fico estudando até no máximo às 22h”, enfatizou.

Outra a ter horário máximo para ficar estudando é Ellen Bianca, de 19 anos que quer cursar Medicina. “Dependendo do meu dia e do cansaço, fico estudando até as 23h, no máximo. Minha maior dificuldade é em Química, por incrível que pareça. Fico assistindo vídeos-aula para aprimorar meus conhecimentos para fazer uma boa prova”, concluiu.

No próximo domingo,12, serão realizadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e as de Matemática e suas Tecnologias. O horário de abertura e fechamento dos portões obedecerá ao de Brasília, onde vigora o Horário de Verão, ou seja, no Maranhão, os portões serão abertos às 11h e fecharão ao meio-dia. As provas começarão a ser distribuídas ao meio-dia e meia.

SAIBA MAIS
202.034 pessoas compareceram no primeiro domingo, 5, de provas do Enem, no Maranhão, estando portanto, aptos a participar das provas deste domingo, 12. Foram 84.134 faltosos no estado no primeiro dia de provas, um percentual de 29,4%, considerado um nível previsto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo certame.

Nenhum comentário: