Contador de visitas

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Duas mortes de candidatos da PM alertam para métodos de testes

AVALIAÇÃO FÍSICA

  •  

Em menos de uma semana dois jovens - Danielle Nunes Silva, de 24 anos, e Marcone Cordeiro, de 29 anos, morreram em atividades físicas; outro candidato, de nome não-revelado, passou mal ontem,4, antes dos testes na pista de atletismo
0
 Testes de avaliação física realizados ontem com candidatos de concurso da Polícia Militar

Testes de avaliação física realizados ontem com candidatos de concurso da Polícia Militar (Foto: Diego Chaves)
SÃO LUÍS - As duas mortes de candidatos do concurso da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), organizado pelo Governo do Estado do Maranhão em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), em menos de uma semana alertam para a possibilidade de negligência na realização dos testes práticos, requisitos fundamentais para a aprovação no certame.
Em ambos os casos, as pessoas - a policial civil Danielle Nunes Silva, de 24 anos, e o dentista Marcone Cordeiro, de 29 anos - eram jovens e com baixa experiência em atividades físicas. Outro candidato, de nome não-revelado, passou mal no início da tarde de ontem,4, antes dos testes na pista de atletismo da UFMA, em São Luís. O Estado apurou que ele vomitou bastante e, ainda assim, foi autorizado a se submeter aos testes, feitos debaixo de chuva.
Até o fechamento desta edição, o Governo do Maranhão não se pronunciou sobre o assunto. Em nota, a direção do Cebraspe informou que ambos os candidatos que faleceram apresentaram atestados médicos que os liberavam para os testes. De acordo com a entidade, havia ambulância com UTI móvel preparada para atender qualquer tipo de ocorrência. Ontem, três ambulâncias estavam no entorno da pista.
No caso de morte mais recente, o do dentista Marcone Cordeiro, ocorrido na madrugada de sábado,3, por volta das 5h na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Itaqui-Bacanga, de acordo com familiares, a ambulância usada no transporte da vítima até a unidade de saúde não dispunha dos equipamentos necessários de segurança, versão que foi negada pelo Cebraspe.
Segundo familiares da vítima, Marcone Cordeiro chegou à unidade de saúde com fortes dores abdominais. Por enquanto, o governo não informou por quais razões o paciente não fora transferido para uma unidade de saúde mais complexa da capital maranhense. O corpo do dentista foi velado ainda no sábado,3, na casa de parentes na Vila Itamar e enterrado no mesmo dia. Ele trabalhava em uma empresa que presta atendimento dentário no bairro Cohab-Anil.
Até o momento, a polícia não informou se as mortes de Marcone Cordeiro e Danielle Silva serão apuradas. No dia 22 de novembro do ano passado, no site do Cebraspe, o governo, por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), emitiu retificação do edital do certame da PM (de setembro do mesmo ano) em que modificava alguns critérios dos testes práticos. No item 10.10.4.1, houve alteração no tempo do teste de flexão de braço no solo para os candidatos do sexo masculino. A partir de então, o movimento deveria ser feito em um minuto, com início e finalização obedecidos por um apito.
No item seguinte (10.11.4.2), o edital de retificação do concurso da PM informou ainda que seria “disponibilizado”, para efeito de recurso, o registro da gravação dos testes de flexão e braços no solo, meio sugado (exercício em que a pessoa deve se levantar após estar agachada) e abdominal remador. Além destes três exercícios, ainda é necessária a corrida aeróbica (por uma distância que variaria entre 1.700 a 2.100 metros, dependendo do sexo).
Para se habilitar a fazer o teste, de acordo com os organizadores do concurso, seria necessária a apresentação de atestado médico emitido até 30 dias antes das avaliações. O documento, ainda de acordo com os organizadores, é apresentado pelo candidato (a) no momento do teste.
Mais
Nota do Cebraspe sobre as mortes
“Os testes físicos são sempre acompanhados de médicos e enfermeiros, além de uma ambulância equipada com mini UTI móvel e outros recursos de urgência e emergência, para atendimento médico imediato, inclusive equipamento desfibrilador e balões de oxigênio. O teste físico da PM-MA tem rigor menor do que os realizados em outros certames da mesma natureza, e que a fase visa, tão somente, assegurar que os candidatos aprovados tenham condições físicas mínimas para desempenhar as atribuições do cargo”.

Nenhum comentário: