Contador de visitas

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Já são 9 mil famílias afetadas pelas chuvas no interior do MA

Desabrigados
  •  
12 municípios decretaram Situação de Emergência; algumas cidades que sofreram com as inundações estão retornando, gradativamente, à normalidade; campanhas continuam sendo realizadas para auxiliar as famílias prejudicadas
Em Caxias, família é resgatada por lancha do CBMMA

Em Caxias, família é resgatada por lancha do CBMMA
Já é de 9.019 o número de famílias atingidas pelas fortes chuvas que caem no interior do Maranhão, de acordo com o último boletim divulgado pelo Corpo de Bombeiros. Atualmente, 12 municípios maranhenses decretaram Situação de Emergência, entre eles Marajá do Sena, Trizidela do Vale, Brejo, Tuntum e São Luiz Gonzaga.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, algumas cidades que sofreram com as inundações estão retornando, gradativamente, à normalidade. Os desabrigados foram realocados temporariamente em colégios, ginásio ou em barracas cedidas pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão– CEPDECMA.

Por meio da Medida Provisória nº 274/18, o Governo do Maranhão estabeleceu o “Cheque Minha Casa” para a auxiliar as famílias atingidas por desastres. O benefício deve ser usado para a realização de reparos no imóvel, ou na aquisição de bens móveis essenciais que tenham sido perdidos.

Além disso, as famílias afetadas têm acesso ao auxílio do Governo Federal. Mais de cinco mil kits de ajuda humanitária – composto de cestas básicas, produtos de higiene pessoal e itens de dormitório – e 83 mil galões de água potável serão enviados pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), às famílias desabrigadas, que foram afetadas pelas enchentes no interior do Maranhão.

Para obter auxílio material e financeiro da Defesa Civil Nacional, os municípios devem obter o reconhecimento federal de situação de emergência e apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e um Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). A documentação é analisada pela equipe técnica da Sedec e, se aprovada, o recurso é definido e disponibilizado pelo Ministério da Integração. O apoio federal é complementar às ações dos estados e municípios.
Campanha para vítimas das enchentes continua
O Poder Judiciário do Maranhão continua recebendo donativos para as famílias desalojadas, em Tuntum, em decorrência do forte inverno. No último fim de semana, um caminhão - transportando mais de três toneladas de alimentos, água mineral e roupas - seguiu em direção a Tuntum, onde uma equipe do Fórum Judicial da Comarca local está responsável em receber as doações e providenciar a entrega aos mais necessitados do Município.

Toda a operação de recebimento, triagem e envio dos donativos vem sendo coordenada pela equipe da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), com o apoio de servidores e magistrados. As entregas dos donativos às vítimas das enchentes são feitas conforme o fluxo de chegada.
Doações
Quem quiser participar da campanha “Solidariedade por Tuntum” basta entregar os donativos no prédio-sede do Tribunal, na Praça Pedro II, Centro Histórico de São Luís; ou no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), no setor da Biblioteca.

O Poder Judiciário agradece aos que vêm oferecendo doações, como gesto concreto de solidariedade e generosidade aos irmãos de Tuntum, entregando alimentos não perecíveis, roupas, colchões, agasalhos e outros donativos para quem perdeu tudo com as cheias.
Municípios que estão em Situação de Emergência:
Marajá do Sena
Pedreiras
Trizidela do Vale
Caxias
Lago dos Rodrigues
Presidente Vargas
Brejo
São João do Sóter
Tuntum
Formosa da Serra Negra
São Luiz Gonzaga
Conceição do Lago Açu
Fonte: Corpo de Bombeiros do Maranhão

Nenhum comentário: